Reprodução

Os machos podem ter relações com até 5 ou 6 fêmeas em um só dia. Por sua vez, a fêmea chega a ter até 70 filhotes por ano. Cada ninhada, pode nascer de 1 a 17 filhotes. É que a alimentação, qualidade de vida e a genética influencia muito na quantidade e qualidade dos filhotes. As fêmeas dão cria quase todos os meses e normalmente nascem mais de 6 filhotes. O macho e a fêmea, com umas 8 semanas de vida já começam a procriar.
Quando estão no cio, a fêmea fica com um gênio forte e irritada. Tome cuidado nessa época.Os filhotinhos nascem com um tom avermelhado, sem pêlo, pesa em média 2g e 2,5 cm de comprimento. Mas com apenas alguns dias seus olhos já começam a abrir e os pêlos a aparecerem. Não deixe os filhotes junto com outros adultos. Só com a mãe. Algumas espécies de hamsters não suportam a companhia dos outros e podem acabar ferindo os filhotinhos.Durante a gravidez a mamãe hamster precisa de uma alimentação balanceada. Para que os filhotes nasçam saudáveis e vitaminados, faz-se necessário que a futura mãe seja bem alimentada durante toda a gravidez.É aconselhado um aumento do número de vegetais na dieta normal, ovos cozidos, leite, pão molhado ao leite e ração de gato (de preferência sabor peixe, e não carne). Importante lembrar que essa não é a dieta básica, e sim apenas um complemento, ou seja, a dieta que você sempre deu, vai continuar no cardápio, essa só vai completar. Cada um dos itens deverá ser dado uma vez ao dia e alternadamente; isso significa que um dia você dá ovos, outro leite, outro pão molhado ao leite, outro ração; outro ovos, outro leite, etc.

CUIDADOS:

Não pegue a hamster grávida na mão, elas não gostam disso. A não ser é claro, se for pra verificar os mamilos ou coisa assim. Não a leve para passear; não brinque com ela. Resumindo: deixa-a em paz!Não deixe faltar comida jamais e também não falhe na dieta da hamster.Os filhotes virão um de cada vez, com um intervalo de tempo. Cada filhote que nascer, vai trazer junto consigo uma placenta e um pouco de sangue. Deste modo, o papel higiênico que você deu a ela vai ficar manchado de sangue, então não fique desesperado por causa disso. E a mamãe geralmente come as placentas.Se no intervalo de nascimento entre um hamster e outro ela fizer um tour e por um acaso vir a ter filhotes foram do ninho. NÃO TOQUE NELES! Ela se encarrega de conduzi-los de volta ao ninho dentro de suas bochechas. E depois que todos os filhotes nasceram (um número que pode chegar até 17 filhotes) tudo que parece com comida ela leva para o ninho. Por isso não entupa a mamãe de comida pois neste período, mesmo sem fome ela irá recolher toda a comida que puder obter para sua casa.Não toque nos filhotes até eles desmamarem e nem os deixe em lugares apertados. Faça ou deixe que a mãe faça uma caminha bem fofinha e com um bom espaço. Se por acaso algum filhotinho sumir, talvez esteja dentro da bolsa da boca da mãe. Quando presentem perigo, ou até mesmo para transportar de um lugar para outro, as mães carregam seus filhotes nessas bolsas. Também, pode ser que a mãe comeu o filhotinho. Isso acontece, mas não se preocupe. Se a mãe comeu, é porque provavelmente o filhotinho estava doente e futuramente iria ter sérios problemas. Sendo assim, a mãe quando sente falta de proteínas, aproveitam para comer o filho. É que na verdade, em seu estado selvagem, os hamsters comem pequenos insetos, minhocas, etc. No Japão encontra-se facilmente pequenos peixes secos próprio para hamsters. Esse alimento é bom para suprir a falta de proteínas e cálcio. No Brasil, você também pode dar de vez enquando um pouco de carne bem cozida, peixe seco, ou algum outro tipo de carne já preparada e que não contenha muitos condimentos. Em algumas lojas pode-se encontrar grilos e minhocas secas.